Manifesto

MANIFESTO ORGANIZAÇÃO COMUNISTA 
REVOLUÇÃO PROLETÁRIA
APRESENTAÇÃO

NOSSO PRIMEIRO PASSO

Companheiros, saudações.Queria iniciar nosso trabalho de ORGANIZAÇÃO: o primeiro passo, para mim é deixar claro qual é nossa visão estratégica.  Ou seja o que queremos efetivamente. Tenho a impressão de que a práxis da esquerda brasileira demonstra cabalmente que ela não busca a Revolução Comunista. E como a palavra socialista serve pra tudo, virou grife se apresentar como tal. Ouso ate a afirmar que no seu conjunto toda ela almeja apenas aquele velho "Estado de bem-estar social", que a Social-democracia" usou nos palanques do populismo para ludibriar as massas - que hoje o imperialismo transformou em seu tapete vermelho pintado com o nosso sangue em todo o mundo mas principalmente na America Latina - como demonstra o aburguesamento de suas principais tendencias. Vou citar apenas uma, a Convergência Socialista, não por preferencia mas por ter militado nas suas fileiras não como militante efetivo mas como "eterno circulo". Ela é a unica organização com algum carácter revolucionário ainda em atuação em nosso pais, mantendo alguma estrutura.

Apos o "bota fora" do PT comando pelo grupo de Lula, o 113, é a unica que sobreviveu atuando em faixa própria. Quem conhece sabe muito bem que sua crise se aprofunda a cada dia. Para tentar "segurar as pontas", criou um partido legal, o PSTU, que engloba outras tendencias do trotskismo brasileiro. Mas não cresce nem para eleger um vereador. E seu trabalho 'revolucionário' se reduziu ao movimento sindical e estudantil universitário, e mesmo estes, qualquer um pode constatar que não passa de uma "boquinha para militantes". 

Eu me afastei logo cedo por divergir da "profissionalização de dirigentes", que não tem nada de diferente daquelas boquinhas tao conhecidas: estar na folha de pagamento de algum parlamentar ou entidade dirigida pelo organização. 

Bom, feito isso, quero ressaltar que não vou considerar aqui a trajetória de outros grupos históricos ou recentes, pois todos se perderam ou vivem às expensas do PT. Partidos ditos de esquerda surgidos nos últimos 30/40 anos nem merecem citação: são meramente auxiliares da burguesia. De modo que não vejo  nenhuma força politica no quadro do movimento social/operário brasileiro com o qual possamos considerar em termos de referencia. Ou seja, entendo que estamos no ponto 0... 

Portanto companheiros, sem considerar que o carácter da Revolução no Brasil exige ser COMUNISTA, não vale a pena dar sequer um passo. Não pela falta de um instrumento revolucionário gerado pelo proletariado brasileiro. Mas pela degradação essencial da luta de classes no Brasil. A unica razão para alguém se mobilizar por transformações em nosso pais é a busca do comunismo, porque qual a experiencia com propostas burguesas ainda não experimentada? Desde Getúlio Vargas o populismo aliado à social-democracia vem 'encabrestando' nosso povo para beneficiar o capital. Ah, não me faça esculachar o PT.  Ele não vai além. 

Aguardo a todos com suas observações. Mas sem isso, essa definição estratégica, não vale a pena conversar.

1 - INTRODUÇÃO

*BRASIL COMUNISTA*

Desde sempre, este pais é dos trabalhadores. Tudo aqui sempre foi fruto do trabalho, inclusive antes desta terra ser chamada de "Brasil".

Quando o colonizador "oficial" pôs aqui os seus pés, encontrou todos embrenhados na Pindorama, trabalhando. O nativo acorda pela manhã em suas aldeias e se organiza em turmas para prover o dia de sua gente. Uma equipe vai caçar, outra pescar, outra colher viveres e frutas, outra cuidar dos cultivos, mas o branco, mesmo assim, insiste em pregar contra o modo de vida comunitário e natural. Logico. Ele não permite "acumulação de capital".

Por isso, não se adaptou ao modo de vida do branco, com trabalho coletivo e apropriação individual. La na aldeia ninguém recebe mais do que o outro "por ser DONO", como ocorre no sistema capitalista. La na aldeia ninguém se enriquece com o esforço de todos porque tudo pertence a todos e o resultado é compartilhado de forma comunista: "a cada um segundo sua necessidade" e as exigências não são feitas por ordem de um patrão, pois todos contribuem "segundo suas possibilidades."

Portanto, quando o colonizador invadiu esta terra ele encontrou um sistema socialista - claro, estranho para ele - que precisava ser destruído e permitir-lhe explorar nossas riquezas. Tentou de todas as formas adestrar o nativo para a escravidão mas ficou "a ver navios"com seus projetos ate chegarem os galeões de negros capturados em Africa para dar inicio ao que vemos agora....


2 - *CONSCIÊNCIA DE CLASSE:
FATOR SUBJETIVO E FATOR OBJETIVO*

A "consciência de classe" possui duas faces: a subjetiva e a objetiva. Subjetiva é quando o sujeito tem clareza de que é explorado pelo capitalista não só pelo fato da dominação de classe, mas também pela impossibilidade de um único elemento do proletariado ser livre à margem da classe. A outra - consciência de classe objetiva - é o fator fundamental para a construção da sociedade socialista: ocorre quando o proletário se põe em ação organizada junto a sua classe, integrando os níveis econômico e político dialeticamente. Ou seja, ao mesmo tempo que luta por sua sobrevivência implementa o ritmo de derrubada do sistema capitalista. É nesse estágio que a consciência de classe conduz à "organização política" do proletariado, levando ao surgimento do "partido revolucionário".

Sem essa síntese dialética o proletariado não avança rumo à revolução socialista. Negar à classe operaria o papel que lhe cabe em seu processo de libertação tem sido a fonte de desgraça atras de desgraça na vida de pessoas sinceras, que acreditam estar fazendo a revolução mas na verdade estão retardando a sua consolidação, quando substituem a classe por sua camada mais esclarecida e politizada, intitulada VANGUARDA.

Nesse sentido, os revolucionários 'sensíveis' levam vantagem sobre os demais, uma vez que não se apartam da classe projetaria, por mais que a vanguarda apresente-se devidamente convincente.

Bertolt Brecht dizia: "

Ha homens que lutam um dia
E são bons.
Há outros que lutam um ano
E são melhores.
Há os que lutam muitos anos
E são muito bons.
Mas ha os que lutam toda a vida
E estes são imprescindíveis."

É essa sensibilidade que torna um único sujeito a referência de sua classe. Ela faz surgir os LÊNINs, os Mao tsetungs, os Agostinhos Netos, os Mandelas...pra citar com parcimônia e não cometer injustiças. Alguém perguntaria 'mas e Ho Chi Min...no Vietnam...' este foi no âmbito da Revolução Chinesa e foi assessorado por Mao.

***